Visita Pedagógica à unidade de cuidados paliativos O Poverello

VISITA PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS DO 3º ANO, DO CURSO DE TÉCNICO/A AUXILAR DE SAÚDE, DA ESCOLA EUROPEIA DE ENSINO PROFISSIONAL, À UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS, UNIDADE MÉDIA DURAÇÃO E REABILITAÇÃO E UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO “O POVERELLO”

No dia 14 de Novembro, foi realizada uma Visita pedagógica à unidade de cuidados paliativos, unidade de média duração e reabilitação e unidade de longa duração e manutenção “O Poverello”, sito em Braga, com os alunos do 3º ano, do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Europeia.

Esta visita encontra-se inserida no âmbito da disciplina de Gestão, Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde (GOSCS).

Os objetivos desta visita foram compreender a importância dos cuidados em fim de vida, conhecer o funcionamento dos cuidados paliativos, bem como das unidades de média e longa duração, compreender a distinção entre unidade de média duração e reabilitação e unidade de longa duração e manutenção, perceber qual o papel do TAS nestas três unidades e elucidar para a importância do trabalho em equipa multidisciplinar, bem como da importância do “amor”como gesto na arte do cuidar.

Esta visita pedagógica foi acompanhada pelo Frei Marcos, que foi mostrando e explicando promenorizadamente cada valência desta unidade de cuidados. A quem desde já agradeçemos toda a amabilidade e disponibilidade.

O balanço obtido por parte dos alunos foi bastante positivo.