Regresso às Aulas – Atividades letivas no terceiro período

Hoje dia 14 de abril iniciamos o terceiro período através de aulas a distância com implementação de diferentes metodologias de ensino a distância que permitam dar continuidade aos processos de ensino/ aprendizagem.

Para manter o contacto regular de toda a Comunidade Educativa, dos professores e alunos, para consolidar as aprendizagens já adquiridas, para desenvolver novas aprendizagens assim como para esclarecer dúvidas, as aulas das diferentes disciplinas na Escola Europeia de Ensino Profissional serão lecionadas através de aulas por videoconferência.

Este tipo de comunicação sincrónica permitirá o intercâmbio de informação através da Internet em tempo real e simultâneo.

Através de videoconferências os professores poderão comunicar com os seus alunos (lecionar as aulas, partilhar ecrã, esclarecer dúvidas…).

A EEEP criou um guia de boas práticas em videoconferência, que visa auxiliar a todos com as novas tecnologias.

BOAS PRÁTICAS NA VIDEOCONFERÊNCIA

  • Pontualidade – Chegar com antecedência mínima de 15 minutos para testar o funcionamento dos equipamentos. Assim como em qualquer outro compromisso, também devemos ser pontuais na videoconferência. No caso das aulas online, a facilidade de acesso de qualquer lugar por meio de diversos dispositivos faz com que a pontualidade seja cobrada com ainda mais rigor, uma vez que depende apenas do comprometimento do aluno que não precisa de se deslocar. As aulas são marcadas com antecedência justamente para que todos os participantes possam organizar-se para estarem presentes no horário certo. O ideal é que se faça a conexão com antecedência, preparar e testar o som e o vídeo antes de a aula começar.
  • Preparação Prévia – Preparar-se com antecedência para utilizar a plataforma Zoom, a ferramenta escolhida pelo professor para lecionar a aula por videoconferência é uma forma de evitar problemas e desperdício de tempo. Treinar a dinâmica da plataforma, explorar os recursos e as ferramentas disponíveis, é imprescindível para que se possa tirar o melhor proveito dela e ter uma experiência positiva, fazendo render a aula online.
  • Vídeo – Antes de iniciar a aula, deve-se testar a câmara e ajustar o enquadramento. A posição mais adequada da câmara é de frente para o participante e o ideal é que o mesmo fique centralizado no ecrã que está a ser capturado.
  • Diminuição do som ambiente – Certifique-se de que escolheu um lugar tranquilo e silencioso para trabalhar. Animais, caminhões a passar na rua e outros barulhos do dia-a-dia comprometem a captação do som.
  • Presença – Evite levantar-se durante a realização da videoconferência passando na frente da câmara, deixando o seu lugar vazio. Seria o mesmo que fazê-lo numa aula presencial, sem dizer nada aos demais participantes.
  • Ambiente ao Redor – Quando o aluno na videoconferência utiliza o vídeo, é recomendável que se certifique de que o ambiente ao seu redor esteja organizado de modo que não haja muita poluição visual. Deve-se observar se existem elementos inapropriados à situação aparecendo ao fundo, como imagens/gravuras, objetos íntimos, entre outros elementos que possam causar constrangimento aos outros participantes. É importante que se faça uma reflexão sobre o estilo de aula online para que se possa adequar o ambiente. Se possível, é válido tentar evitar a circulação excessiva de pessoas ao redor do participante em vídeo. Muita movimentação pode tirar a concentração dos demais participantes da aula. Se o usuário estiver num ambiente onde isso seja muito difícil de realizar, a câmara deve ser posicionada de modo a que o movimento apareça de forma minimizada.
  • Evitar Interrupções – Desligar o telemóvel, trancar a porta do escritório e avisar as pessoas de casa que não podemos ser interrompidos.
  • Vestuário – Não é porque se está longe da escola que se pode aparecer na videoconferência de pijama ou com a roupa “inapropriada”. Devemos dedicar um tempo para nos vestirmos adequadamente. “Não pode dar a sensação que se acaba de acordar”. Deve dar-se preferência às roupas mais neutras e lisas, sem muitos detalhes ou figuras geométricas.
  • Postura – Sobre o comportamento em frente à câmara, é importante que se tenha uma postura condizente com uma aula. Deve-se ter em mente que outras pessoas estão a observar a nossa imagem, então devemos procurar demonstrar atenção ao que está a ser discutido e exibido na aula. Evitar abrir e-mails ou distrair-se com outros assuntos alheios à aula ou manifestar reações porque isso causa confusão e dificulta a concentração dos outros participantes. Além disso, é inconveniente quando alguém está a apresentar alguma matéria e as restantes pessoas estão dispersas. Procurar falar naturalmente com uma boa entonação de voz, sem excessos. Manter-se, preferencialmente, a olhar para a câmara de modo a que os demais integrantes tenham a sensação de que estás a olhar para eles. Não se devem fazer movimentos bruscos. É importante permanecer com uma postura correta e qualquer movimento deve ser suave, evitando assim que ocorram distorções no ecrã.
  • Bom senso – No final de contas, tudo se resume a bom senso. É preciso analisar e ter a capacidade de distinguir as diferentes situações e o grau de formalidade exigido a cada uma delas, para que saibamos como comportar-nos melhor em cada caso. Independente da situação, respeito e educação com o próximo são sempre necessários. Por isso, cuidar das atitudes e da postura numa aula não é um esforço tão diferente do que temos que fazer em qualquer situação de convívio social do nosso dia-a-dia.