VALORIZA-TE – Projeto de Educação para os valores da Escola Europeia de Ensino Profissional

Conforme ao nosso Projeto Educativo, um dos pilares da Escola Europeia de Ensino Profissional (EEEP) é a Educação em Valores, aspeto que consideramos fundamental tanto desde um ponto de vista educativo e laboral como desde uma perspetiva como cidadão.

“Juntos Educamos Pessoas” este é o lema e a missão da EEEP. Essa missão passa pelos vários campos do que significa ser pessoa. Não procuramos unicamente que os nossos alunos saibam fazer, mas também que sabiam estar e ser (SABER SER, SABER FAZER, SABAER ESTAR).

Queremos formar pessoas que consigam delinear o seu projeto de vida, dentro dos valores democráticos e bons modos. E é dentro deste âmbito que surge o “Projeto “Valoriza-te – Projeto de Educação para os Valores”. Este projeto como o próprio nome indica pretende ajudar o aluno a valorizar-se mas também a aprender a valorar.

Quando decidimos fazer algo, estamos a realizar uma escolha. Manifestamos certas preferências por umas coisas em vez de outras. Evocamos então certos motivos para justificar as nossas decisões. Os valores são os critérios e as razões que justificam ou motivam as nossas ações.

Queremos que os nossos alunos aprendam a tomar decisões, mas sempre conscientes que tanto a ação como a não ação já é uma escolha e a tomada de uma decisão. Não somos meros espetadores no palco do mundo, cada um escolha o que fazer, cada decisão que tomamos é da responsabilidade individual do agente. Neste sentido é fundamental conhecermos os valores, trabalhar sobre eles e formarmos e formarmo-nos, porque eles fazem parte de cada instante do nosso percurso.

Valoriza-te é um projeto transversal às várias disciplinas, assim como à componente de Cidadania e Desenvolvimento, uma vez que os valores existem em todas as áreas do nosso dia-a-dia.

E essa transversalidade também contribui para que este seja um projeto em constante movimento de acordo com as temáticas abordadas nas diferentes disciplinas assim como nas metodologias usadas. Sendo este um projeto aberto e em constante mutação também aceitará de bom grado as propostas apresentadas à escola, ao longo do ano, pelas entidades parceiras da EEEP.