Como fazer um estágio com sucesso

Lembra-te destas dicas ao iniciar a Formação em Contexto de Trabalho: aproveita, aprende e disfruta.

Sê humilde: aprende com os colegas que trabalham contigo e aproveita os conselhos que eles te podem dar para melhorares o teu desempenho.

Não tenhas medo de errar: Somos todos humanos e passamos pela mesma experiência que tu. Não tenha medo de cometer erros durante o estágio, estás a aprender!

Aprender: Aprende com cada colega de trabalho. Aprender com quem sabe é um tesouro que deves ter em mente. Os teus colegas podem ter muitos anos de experiência na profissão que desejas ter no futuro. Aprende com os seus conhecimentos, experiências e conselhos.

Sê pontual: não chegues atrasado ao trabalho ou reuniões e se excecionalmente, estiveres atrasado, avisa. Chegar uns minutos mais cedo é uma ótima maneira de causar uma boa impressão.

Regista: Anota tudo o que te ensinam. Tem o teu bloco de notas à mão e anota nele tudo o que te ensinam e que consideras útil para o desempenho atual das tuas funções.

Tem iniciativa. Sê proativo com ideias e iniciativa. Mostra que estás bem preparado e podes ser uma mais-valia para a empresa.

Sê proativo e dinâmico, não esperes que aconteça, faz acontecer!

Esclarece as dúvidas. Não tenhas vergonha em colocar dúvidas e perguntas sobre coisas que não entendes ou que gostarias de conhecer.

Respeito. Obviamente educação e respeito são muito importantes num ambiente de trabalho. Chegas a um local de estágio e queres desfrutar de uma experiência agradável, sê simpático.

Seriedade e compromisso. Cumpra o seu horário de trabalho, faça o trabalho que lhe foi confiado. Cumpra o compromisso previamente aceite. Pensa que o teu esforço e compromisso podem abrir portas para o mercado de trabalho.

Sê flexível. O facto de ser flexível no desempenho das tarefas, permite-te por vezes, aprender muito mais sobre diferentes áreas. Quando manténs esse tipo de atitude e vontade de aprender, mostras ao teu chefe que poderá contar contigo com um profissional com habilidades e interesses diversos.

Aproveita o tempo morto. Pode existir um período de tempo em que as coisas estão mais calmas, aproveita essa oportunidade para perguntar se é necessário assumir algum trabalho ou sugerir um projeto próprio, se considerares que seja algo útil.