“Projeto STOP Violência” na Escola Europeia de Ensino Profissional

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se anualmente a 20 de outubro e tem por objetivo alertar para esta problemática do (Cyber)bullying com que muitos jovens vivem.

O bullying é um fenómeno social que acontece em qualquer parte do mundo, em particular, com crianças e jovens em contexto escolar. Tendo em conta este e outros tipos de violência, a Escola Europeia de Ensino Profissional criou o “Projeto STOP Violência”.

No âmbito deste projeto, as alunas Beatriz Ribeiro e Talita Santos do 3º ano do Curso Técnico Auxiliar de Prótese Dentária da Escola Europeia, realizaram uma ação de sensibilização nas turmas dos primeiros anos, com a ideia de alertar para um problema que se tem alastrado a nível mundial.

Falaram aos alunos sobre a importância na adoção de boas práticas de convivência, assim como a consciencialização para esta forma de violência, apoiando e incentivando as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir.

Perante este tipo de situações de humilhação e/ou violência não podemos ficar parados, DEVEMOS ATUAR. Ajudar um colega que está a sofrer Bullying, transforma-te “num HERÓI” e sobre tudo numa grande pessoa e amigo/a.

Com este projeto que se está a desenvolver na Escola Europeia de Ensino Profissional, gritamos em voz alta e forte “STOP bullying – STOP violência!”.

Em Portugal as vítimas de bullying podem recorrer à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para obterem apoio. No site da APAV encontra-se informação útil e ajuda para esta problemática.