Dia Mundial de Combate ao Bullying

O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se hoje, 20 de outubro. A data é um alerta internacional para este problema com que muitas crianças e jovens vivem dia após dia. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é regulamente vítima de bullying na escola.

Conhecendo a necessidade de consciencializar a população para esta forma de violência, os alunos e alunas da Escola Europeia de Ensino Profissional (EEEP), da turma do 2º ano do Curso Técnico Auxiliar de Prótese Dentária realizaram, no dia de hoje, uma encenação de diferentes formas de bullying: físico, psicológico e cyberbulling.

Os alunos e alunas abordaram a problemática da violência no meio escolar, a partir de diversas situações enquadradas por um jogo dramático desenvolvido numa vertente interativa, que permitiu aos alunos assumirem diferentes papéis.

A agressão física, verbal e psicológica foram situações com que as restantes turmas da Escola Europeia de Ensino Profissional foram confrontadas durante a sessão. O objetivo era encontrar soluções, refletindo e atuando para a eliminação de todo tipo de violência.

O mesmo tempo e no âmbito do Projeto “STOP VIOLENCIA – Ceda a Passagem os valores”, (projeto criado pela EEEP e que recebeu o Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania – 2023/2024), os alunos e alunas utilizaram os sinais de trânsito como meio de difusão e consciencialização com mensagens escritas contra a violência.