O Livro Mágico dos Oceanos – Projeto multidisciplinar

O Livro Mágico dos Oceanos é um projeto multidisciplinar original, desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 na Escola Europeia de Ensino Profissional (Braga) no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola.

Este Projeto permitiu trabalhar a sustentabilidade, a inclusão, a adaptação e a ousadia abrangendo vários domínios do Perfil dos Alunos a Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente:

  • Valores como a curiosidade, reflexão e inovação, a cidadania e participação;
  • Áreas de competências como o pensamento criativo e artístico, desenvolvimento do relacionamento interpessoal, flexibilidade, tolerância, e obviamente responsabilidade ambiental.

Os objetivos deste projeto passam por:

– Sensibilizar para a poluição dos oceanos fomentando a importância de preservar os mesmos;
– Desenvolver o gosto pela natureza;
– Fomentar a consciência das ações praticadas que têm um reflexo na responsabilidade ambiental de cada um;
– Incentivar e sensibilizar para a reciclagem e os seus benefícios;
– Promover a inclusão;
– Contribuir para a gosto pela leitura no pré-escolar e 1º ciclo.

O Livro Mágico dos Oceanos caracteriza-se por ser um livro infantil (+4 anos) que fala da importância de cuidar dos oceanos, do planeta e de aprender a respeitar e cuidar do meio ambiente. É uma história de amizade, de sonhos, de superação e de liberdade que nos ensina a respeitar a natureza através de doces personagens.

Além da história este livro contem um conjunto de atividades de teor lúdico, matemático e gramatical pensadas para as crianças do pré-escolar e 1º ciclo, atividades estas que visam apelar para a responsabilidade ambiental.

Quanto à sua metodologia este Projeto foi desenvolvido em quatro fases, envolvendo diversas turmas da Escola Europeia de Ensino Profissional, assim como diversos professores de diferentes disciplinas, sendo um verdadeiro trabalho interdisciplinar.

uma primeira fase (história) e após uma pesquisa, realizada pelas turmas sobre os oceanos e um brainstorming sobre o mesmo, a história do “Livro Mágico dos Oceanos”, foi construída, nas disciplinas de Área de Integração e de Português, de forma rotativa pelas três turmas do 3º ano (TAS, TAP e TEAC), havendo uma grande flexibilidade e trabalho de equipa por parte dos alunos, uma vez que a história e as suas personagens iam se alterando conforme passavam de turma em turma, até chegarmos ao resultado final.

Na segunda fase (ilustração do livro) tivemos o contributo de alunos do 2º e 3º anos. Para que os ilustrados podem-se alinhar ideias houve várias reuniões presenciais e via zoom, coordenadas pela Psicóloga e a professora da Área de Integração.

Na terceira fase (atividades do livro) e tendo em conta o trabalho desenvolvido e as ideias apresentadas e exploradas anteriormente, considerou-se importante que o livro contivesse um conjunto de atividades, para a faixa etária a que o livro se destina.

Por último temos a quarta fase (apresentação do livro) em que implementamos o livro assim como as atividades, numa turma do 1º ano do Centro Escolar da Naia (Maximinos – Braga). Também tivemos a oportunidade de expor o nosso livro no STAND MÓVEL do Parlamento Europeu, em Braga no âmbito do Projeto “O Parlamento Europeu à sua Porta”.

Durante todo o processo de construção do livro envolvemos a grande maioria da comunidade educativa, nomeadamente, professores da área de Integração, Português, Matemática, Prótese, Biologia e Saúde, os alunos dos 2º e 3º anos da escola, a responsável do Serviço de Psicologia e Orientação assim como a Diretora da Escola. Tivemos ainda a colaboração da Associação “Polvo do Amor”.

Como objetivo futuro pretendemos traduzir o livro para espanhol, inglês, e braille e apresentá-lo em escolas básicas de outros países. Queremos levá-lo às escolas de Portugal, iniciando pelas de Braga e de outros países da União Europeia onde os nossos alunos façam mobilidade no âmbito do Erasmus.

Já tivemos a colaboração da ACAPO de Braga (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) em outros projetos da escola, pretendemos num futuro próximo incluí-la neste projeto, com o objetivo de chegar até todas as crianças. Já num futuro mais distante falaremos da Língua Gestual.

Sentimos que houve um real trabalho colaborativo e interdisciplinar.

O Livro Mágico dos Oceanos foi o projeto que levamos a Concurso ao Prémio Gandhi que este ano 2022 tem por tema Os Oceanos.