A Escola Europeia de Ensino Profissional em Braga integrou a “Rede Internacional de Escolas Associadas da UNESCO”

unesco-logo

“É com imenso orgulho e alegria que, no dia 12 de janeiro de 2023, fomos informados pela Dra. Fátima Claudino, Técnica Superior do Setor da Educação da Comissão Nacional da UNESCO (Ministério dos Negócios Estrangeiros), que desde o mês de novembro de 2022, a Escola Europeia de Ensino Profissional (Braga), foi reconhecida pela UNESCO, como pertencente à Rede de Escolas associadas da UNESCO.”

Um reconhecimento que vê recompensado o trabalho diário da nossa escola, por uma instituição internacional de prestigio como a UNESCO, formada em 1945 e que à data, conta com mais de 11.500 escolas espalhadas por 182 países de todo o mundo.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO tem como objetivo “construir as defesas da paz nas mentes” de seus estudantes.

A Rede promove os valores e os princípios da Constituição da UNESCO e da Carta das Nações Unidas, que incluem os direitos fundamentais e a dignidade humana, a igualdade de género, o progresso social, liberdade, justiça e democracia, respeito pela diversidade e solidariedade.

A Escola Europeia de Ensino Profissional coloca os valores e os objetivos da UNESCO em destaque na organização, nas atividades, nos programas, nas lições e nos projetos que desenvolve e em que participa a nossa escola.

Fazer parte da Rede significa ser uma escola que:

  • enfatiza os quatro pilares da educação como definido no relatório de 1996 da UNESCO: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a ser; e Aprender a viver juntos.
  • pratica um ensino intercultural, democrático e participativo nas suas estruturas e métodos.
  • adota como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor.
  • contribua para a concretização dos objetivos da UNESCO na prossecução da educação de qualidade (ODS 4) e da educação para a Paz (ODS 16).
  • oferece um ambiente de aprendizagem inclusivo, sustentável, não-violento e eficaz para todos os alunos.

A Rede das Escolas Associadas da UNESCO trabalha em prol de três (3) grandes áreas:

  1. Cidadania Global e uma cultura de paz e não violência
  2. Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentáveis
  3. Aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural e do património.

Estas escolas fomentam a cooperação internacional, a compreensão reciproca e a paz.

Esta distinção é o resultado do esforço de toda a Comunidade Educativa, que há mais de 20 anos, se dedica à formação de jovens comprometidos e preocupados com o mundo que os rodeia.

A direção da Escola Europeia de Ensino Profissional agradece a toda equipa educativa, pela sua dedicação, empenho diário, carinho e pela preocupação constante que demonstram na educação dos nossos alunos.