Como é do conhecimento de todos, no dia 13 de março de 2020 o Governo de Portugal aprovou em Conselho de Ministros como medida de contenção da propagação da pandemia causada pelo COVID19, a suspensão de todas as atividades letivas e não letivas presenciais nas escolas de todos os níveis de ensino a partir do dia 16 de março de 2020.
A partir dessa data a Escola Europeia de Ensino Profissional, viu-se obrigada a adotar uma nova estratégia de ensino para poder dar continuidade às aulas e aos planos curriculares dos cursos profissionais. A estratégia implementada trata-se da formação à distância, levando assim a escola para dentro de cada casa.
Este tipo de formação é na realidade um grande desafio para todos, nomeadamente para professores, alunos, funcionários e famílias, mas devido ao empenho, dedicação, esforço e solidariedade de todos tem vindo a ser superadas.
A formação à distância é realizada de acordo com o horário de cada turma, onde os professores disponibilizam através da plataforma Moodle da Escola, os conteúdos a serem abordados na aula, que podem ser páginas de livros, manuais, sebentas, vídeos ou tutorias, assim como os exercícios a realizar. Os professores durante o período da aula estão sempre disponíveis para os alunos, seja para explicar a matéria ou para esclarecer as dúvidas.
Para tornar esta formação mais dinâmica e atrativa, de modo a que os conteúdos sejam assimilados mais facilmente e de forma eficaz, os professores adotaram por utilizar algumas metodologias para manter o contato com os alunos, como videoconferências, salas de chat, troca de mensagens via moodle ou por email.
A mensagem da Escola Europeia de Ensino Profissional é clara, este período excecional de suspensão das atividades letivas presenciais não são um período de férias.
Obrigado aos alunos, professores e famílias por se adaptarem a esta circunstância excecional, que é nova para todos.
AGORA TOCA A SER FORTES E ESTAR UNIDOS.
#EUFICOEMCASA