Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, no dia 8 de março.

O Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas das mulheres provenientes dos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos.

É um dia em que todos devemos refletir acerca do progresso a nível de direitos humanos, e honrar a coragem e determinação das mulheres que ajudaram e continuam a ajudar a redefinir a história, local e globalmente.

Nascido no virar do século XIX, este dia começou por estar interligado com os movimentos trabalhistas da Europa e da América do Norte. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos, a 28 de fevereiro de 1909, em honra da greve dos trabalhadores têxteis nova-iorquinos, em 1908. Posteriormente, o movimento das mulheres rapidamente assumiu uma postura global, sendo atualmente celebrado em quase todo o mundo.

Tendo em conta o contexto pandémico que o país atravessa, desde a Escola Europeia de Ensino Profissional não poderíamos deixar de homenagear as mulheres nas nossas vidas, as mulheres do nosso país e as mulheres de todo o mundo.

Para a realização desta atividade foram dadas aos alunos duas opções. Na primeira opção poderiam escolher a mulher que eles admiram e aprofundar mais a informação sobre essa personalidade que posteriormente partilhariam com a turma.

Na segunda opção, cada professor na sua sala de aula, falaria sobre o dia da mulher, o aluno teria de responder às seguintes questões: Qual a mulher da sua vida…. Desde a mãe, a irmã, a avó… etc…. Qual a importância dessa pessoa na sua vida… De seguida o professor iria propor que cada um dos alunos, preenche-se o nome da destinatária no diploma (facultado pelo professor), para posteriormente ser enviado por email para a mulher da vida deles.

A atividade DIA DA MULHER cumpriu todos os objetivos e superou as expectativas de todos, mais do que uma data comemorativa. O Dia da Mulher é um manifesto das conquistas políticas, sociais e económicas das mulheres ao longo dos anos.

Abordar esse dia nas escolas é muito importante para reafirmar e promover as vitórias na procura dos direitos e igualdades. A escola tem um papel importante de motivação na procura e promoção pela igualdade

Esta data deve ser um impulso para olhar o mundo sob perspectivas igualitárias. Uma das formas mais interessantes de trabalhar esses conceitos é por meio da representatividade de mulheres inspiradoras que revolucionaram de alguma forma a história da humanidade.